janeiro 23, 2010

Haiti - A verdade que você não quer ouvir.











  • EUA e ONU firmam acordo sobre cooperação no Haiti

"Este acordo formaliza a relação de trabalho entre os Estados Unidos e a ONU no território do Haiti, e assegura que esta cooperação vai continuar nos desafiadores dias e semanas pela frente", disse em nota a embaixadora dos EUA na ONU, Susan Rice.

Com um contingente ampliado de 12.651 soldados e policiais, a Minustah (missão da ONU no Haiti, sob comando do Brasil) é responsável por ajudar as autoridades haitianas a manterem "um ambiente seguro e estável", diz o acordo, segundo o qual "a ONU está coordenando a resposta internacional ao terremoto haitiano."

Mas o texto deixa claro que cabe primariamente ao governo do Haiti reagir à tragédia, prover a segurança e liderar o processo de recuperação e reconstrução.


Dias difíceis e dolorosos. Estas cenas são de uma tragédia que resolvemos não nos comover nem nos importar. Acreditamos que a responsabilidade é das autoridades e que nada devemos fazer, sim. Digo devemos e não podemos , pois queremos sempre sair pela tangente, eximindo-nos de qualquer culpa, de qualquer situação que comprometa nossa índole, nossa bondade, nosso espírito cristão. Falo de culpa, porque vivemos inertes, incomovíveis, insensíveis, egoístas, somente, preocupando-nos com nós mesmos. É necessário reclamar uma atitude das autoridades ao invés de ser somente os espectadores, mais do que isto, ser os agentes transformadores da história da reconstrução do povo haitiano. Sei que a distância pode ser a sua desculpa para nada fazer; um impedimento por não poder chegar até aquele lugar, tudo bem, mas nós sabemos que você pode pelo menos interceder, por aquelas pessoas, às autoridades e a Deus.

Um comentário:

gildo disse...

Obrigado pela visita, o seu blog é otimo... continue... já estou te seguindo... um abração...